Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O descompromisso histórico-governamental para com os povos do campo da comunidade do Paraizinho
Título(s) alternativo(s): The historical-governmental discommitment to the people of campo da communidade do Paraizinho
Autor(a): Mendonça, Benedita de Paula Nascimento
Orientador(a): Araújo, Jordeanes do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, José Roberto
Resumo: Este TCC foi elaborado através da coleta objetiva de informações em uma escola situada na comunidade ribeirinha do Paraizinho, no município de Humaitá-AM. Discutiremos, causas históricas e atuais que fazem da educação do/no campo nesse local descaso do poder público. Nossa reflexão também implica na desconstrução de estereótipos que marginalizam os saberes individuais e coletivos desses povos. Na abordagem metodológica, aplicamos a pesquisa de campo para desenvolvermos o embasamento teórico e o debate da pesquisa. A discussão sobre o descaso e o abandono da Escola transcorre por decisões políticas históricas e atuais para a educação do/no campo e relatos dados pelos moradores da comunidade.
Resumo em outro idioma: This course completion work was elaborated through the objective collection of information in a school located in the riverside community of Paraizinho, in the municipality of Humaitá-AM. We will discuss historical and current causes that make education of the/in the field in this place of dismay of public power. Our reflection also implies the deconstruction of stereotypes, which marginalize the individual and collective knowledge of these peoples. In the methodological approach, we applied field research and bibliographic research to develop theoretical basis and research debate. The discussion about the neglect and abandonment of the school is based on historical and current political decisions for the education of the field and reports given by the residents of the community
Palavras-chave: Educação do/no Campo
Estereótipos
Poder público
Marginalização
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021
Vocabulário controlado: Educação rural - Aspectos sociais - Humaitá (AM)
Políticas públicas - Aspectos sociais - Humaitá (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BeneditadePaula.pdf496,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.