Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O descompromisso histórico-governamental para com os povos do campo da comunidade do Paraizinho |
Título(s) alternativo(s): | The historical-governmental discommitment to the people of campo da communidade do Paraizinho |
Autor(a): | Mendonça, Benedita de Paula Nascimento |
Orientador(a): | Araújo, Jordeanes do Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Batista, Eliane Regina Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, José Roberto |
Resumo: | Este TCC foi elaborado através da coleta objetiva de informações em uma escola situada na comunidade ribeirinha do Paraizinho, no município de Humaitá-AM. Discutiremos, causas históricas e atuais que fazem da educação do/no campo nesse local descaso do poder público. Nossa reflexão também implica na desconstrução de estereótipos que marginalizam os saberes individuais e coletivos desses povos. Na abordagem metodológica, aplicamos a pesquisa de campo para desenvolvermos o embasamento teórico e o debate da pesquisa. A discussão sobre o descaso e o abandono da Escola transcorre por decisões políticas históricas e atuais para a educação do/no campo e relatos dados pelos moradores da comunidade. |
Resumo em outro idioma: | This course completion work was elaborated through the objective collection of information in a school located in the riverside community of Paraizinho, in the municipality of Humaitá-AM. We will discuss historical and current causes that make education of the/in the field in this place of dismay of public power. Our reflection also implies the deconstruction of stereotypes, which marginalize the individual and collective knowledge of these peoples. In the methodological approach, we applied field research and bibliographic research to develop theoretical basis and research debate. The discussion about the neglect and abandonment of the school is based on historical and current political decisions for the education of the field and reports given by the residents of the community |
Palavras-chave: | Educação do/no Campo Estereótipos Poder público Marginalização |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021 |
Vocabulário controlado: | Educação rural - Aspectos sociais - Humaitá (AM) Políticas públicas - Aspectos sociais - Humaitá (AM) |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeneditadePaula.pdf | 496,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.