Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6035
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Impactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no ensino remoto de uma escola pública de Parintins-AM
Autor(a): Prestes, Grazziela Celia Lopes
Orientador(a): Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Erivelton de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva
Resumo: A Pandemia da Covid-19 trouxe grandes mudanças na educação, pois devido ao distanciamento social foi necessária a paralisação das aulas presenciais em escolas públicas e privadas. As instituições de ensino tiveram que aderir ao ensino remoto emergencial para dar continuidade à formação dos estudantes. Sendo assim, professores, pais e alunos passaram por um processo de adaptação ao novo formato de ensino. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como objetivo geral investigar os impactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto, de uma escola pública situada na periferia de Parintins-AM. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2021 e os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de questionários à professora de Língua Portuguesa da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, à professora de Língua Portuguesa do Programa “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio” SEMED/Parintins-AM, bem como aos 5 (cinco) alunos e aos seus responsáveis. O estudo fundamenta-se nos autores: Antunes (2003), Amorim e Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), e nos documentos: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). Os dados da pesquisa revelam que os impactos na disciplina de Língua Portuguesa durante o ensino remoto foram: desafios dos estudantes e professores no uso das tecnologias digitais, dificuldades dos alunos na compreensão dos conteúdos e realização das atividades propostas via WhatsApp e rádio, falta de acesso à internet e de aparelhos celulares para participar das aulas. Da mesma forma, o estudo também evidenciou novas aprendizagens com a mediação das tecnologias digitais e participação das famílias no processo ensino-aprendizagem dos educandos.
Resumo em outro idioma: The Covid-19 pandemic brought great changes in education, due to social distancing, it was necessary to stop classroom classes in public and private schools. Educational institutions had to adhere to emergency remote teaching to continue the training of students. Thus, teachers, parents and students underwent a process of adaptation to the new teaching format. This qualitative approach research aims to investigate the impacts and learning in Portuguese language teaching in the 5th year of elementary school during remote teaching in a public school located on the outskirts of Parintins-AM. The research was carried out in the second half of 2021 and the methodological procedures used were a bibliographic study, field research and application of questionnaires to the Portuguese Language teacher from the 5th year of Elementary School, the Portuguese Language teacher from the “Learning at home” Program by radio waves” SEMED/Parintins-AM, 5 (five) students and their guardians. The study is based on the authors: Antunes (2003), Amorim and Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), and on the documents: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). The data reveal that the impacts on the Portuguese Language subject during remote teaching were: difficulties in monitoring classes due to lack of internet access, difficulties in monitoring classes via radio, difficulties for students and teachers in the use of digital technologies. Likewise, they reveal the learnings during remote teaching: knowledge about digital technologies and knowledge about the contents presented in Portuguese.
Palavras-chave: Ensino remoto
Impactos e aprendizagens
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6035
Vocabulário controlado: Ensino auxiliado por computador - Parintins (AM)
Ensino à distância - Parintins (AM)
Tecnologia Educacional - Parintins (AM)
Língua Portuguesa - Aprendizagem
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GrazzielaPrestes.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.