Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6051
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: A Ludicidade no ensino remoto: contribuições ao processo de alfabetização de crianças do 1º ano de uma escola pública do município de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Ludicity in remote education: contributions to the literacy process of 1st year children in a public school in the city of Parintins-AM
Autor(a): Lins, Leia Soares
Orientador(a): Vasconcelos, Corina Fatima Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, José Luiz Pereira da
Resumo: Este estudo objetivou investigar como a ludicidade pode contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 1º ano de uma escola pública no ensino remoto. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as atividades lúdicas utilizadas na alfabetização das crianças do 1º ano no ensino remoto; 2) descrever a percepção das professoras alfabetizadoras quanto ao trabalho com a ludicidade no ensino remoto; e 3) analisar como a ludicidade enquanto estratégia metodológica pode contribuir para a alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental no ensino remoto. A investigação tratou-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista realizar um levantamento dos trabalhos que pudessem servir como pressupostos teóricos à composição desta pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras alfabetizadoras que ministram aula no 1º ano. Os resultados obtidos mostram que a percepção das professoras alfabetizadoras no que tange ao trabalho com a ludicidade no ensino remoto veio mostrar que a perspectiva da alfabetização emergente está diretamente relacionada ao brincar, uma vez que se houver um ambiente, interações e situações, as crianças usarão a linguagem da leitura ou escrita em situações lúdicas.
Resumo em outro idioma: This study aimed to investigate how playfulness can contribute to the literacy process of children in the 1st year of a public school in remote education. Therefore, the following specific objectives were outlined: 1) to identify the playful activities used in the literacy of 1st grade children in remote education; 2) describe the perception of literacy teachers regarding the work with playfulness in remote education; and 3) analyze how playfulness as a methodological strategy can contribute to the literacy of children in the 1st year of elementary school in remote education. The investigation was a qualitative field research. First, a bibliographical research was carried out, with a view to carrying out a survey of the works that could serve as theoretical assumptions for the composition of this research. As data collection instruments, direct observation and semi-structured interviews were used. The research subjects were two literacy teachers who teach in the 1st year. The results obtained show that the perception of literacy teachers regarding work with playfulness in remote education showed that the perspective of emergent literacy is directly related to playing, since if there is an environment, interactions and situations, children will use the language of reading or writing in playful situations.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino remoto
Ludicidade
Ensino Fundamental
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6051
Vocabulário controlado: Ensino via Web - Parintins (AM)
Ensino à distância - Parintins (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeiaLins.pdf.1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.