Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6130
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Povo Kokama: formação dos professores indígenas Kokama no processo ensino-aprendizagem e vitalização da língua materna
Autor(a): Mapiama, Tatiana Samias
Orientador(a): Silva, Maria Angelita da
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, José Maria Trajano
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre a formação dos professores indígenas Kokama no contexto da educação escolar indígena e seus pressupostos legais vigentes, elucidando como ocorre o processo de ensino-aprendizagem na Escola Municipal Indígena ANTIRI AWANARI TSAMIA em Benjamin Constant-AM. Contextualiza a história do povo Kokama do Alto Solimões Tríplice-Fronteira e a implantação da escola em seus territórios, vale destacar que na escola a lócus hoje encontra-se reconhecida legalmente na modalidade indígena, objetivando a construção de processos educativos baseados na interculturalidade e educação diferenciada. Nossa hipótese de investigação aponta para as possíveis razões de dificuldades de implementação de políticas educacionais indígenas, de inclusão de componentes curriculares Kokama, de contratação de professores professoras bilíngue Kokama e a vitalização da cultura e língua Kokama na educação escolar indígena, como prevê a legislação. A metodologia da pesquisa baseia-se a linha da pesquisa fenomenológica, com abordagem qualitativa estruturados em estudo de caso da escola, foram coletados os dados através de pesquisas documental. As legislações vigentes agregam novos rumos para a educação escolar indígena, objetivando a construção de conhecimentos baseados nas especificidades e ensino bilíngue e da cultura do próprio povo Kokama. Os resultados percebidos até o momento, demostram que o processo de ensino-aprendizagem da referida escola, não difere de outras escolas em suas realidades, suas necessidades e dificuldades. Os desafios centram-se na construção e efetivação de um projeto pedagógico diferenciado que articule os saberes da comunidade Kokama, embora existam muitos desafios a serem concretizados. A escola está em processo de construção, buscando assim a efetivação da escola que queremos, aquela que se desenvolva a partir de uma Pedagogia Kokama.
Resumo em outro idioma: Ajanka kamatawara uchika Kurtso kumitsa uwakapu Prowetsurunu tapɨy+anu Kukamɨe y+anukata ikun yumita ikuachiru tapɨy+a riai ikuachiru ikun, tsani yumita- tseta ikuakuara Ikuachiru Ritamapura Tapɨy+a Kukamɨe ANTIRI AWANARI TSAMIA ritamakuara Penjamin Kuntstanika-AM. Ikun ɨmɨntsarapu tapɨy+a Kukamɨe ɨwata tsurimue mutsapuruka-wrunteira riai ka ikuachiru territuriu ritamaka, kumitsa ikuachiru rukutshka ikun puraraka ikuachiru tapɨy+a, tuata ukuarinkuara interkuturaritati riai ikuatupa iruataka. Ini tsanata ikuachirutsui yaukitsen puritika ikuachirunu tapɨy+a, itika kurikuru Kukamɨe, kuntratar Prowetsurunu mukuika-kumitsa riai kakɨrɨ kuturapu riai kumitsa kukamɨe na ikuachirupan ikuachiru tapɨy+a umi rekra. Kamatatara ikuanrinpu wenumenurukiku, eran iluachirua umipa ikuachiru kuatiaran. Nurma aipukatun putuka ɨpɨtsatsu pekuara ikuachiru y+umita mukuika-kumitsa riai kutura yanukata tapɨy+a kukamɨe. kauki ikun, umi y+umita-tseta ikuakuara ikuachiru, tɨma y+umɨratsupe ikuachurubu.. amatska riai pruyetu petakukiku ikua ritamakuara kukamɨe. Ikuachiru pupe, tsuwa eran ikuachiru tseta ini, aipa wepe Petakukia Kukamɨe.
Palavras-chave: Formação de professores indigena
Vitalização Cultural
Língua Kokama
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6130
Vocabulário controlado: Linguas indigenas
Indígenas - Educação
Professores indígenas - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TatianaMapiama.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.