Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O brincar: a produção acadêmica do GT da ANPED |
metadata.dc.creator: | Silva, Náira Shelda Aquino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Medeiros, Adriana Francisca de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Terezinha Duarte |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Anne Mariette Alves Costa |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa objetivou mapear e analisar as produções sobre o brincar nos anais do GT 07 da ANPEd nos últimos dez anos (2011-2021).Para conduzir essa investigação, trabalhamos com a abordagem qualitativa e com a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise descritiva . Utilizamos como procedimentos metodológicos a busca nos anais do GT a partir do descritor “brincar” e posteriormente a leitura dos resumos. Foram mapeados 8 (oito) trabalhos. Constatamos nas investigações a importância do brincar para primeira infância a partir da ótica de diferentes campos de estudos: pedagogia, antropologia, psicologia e sociologia da infância, utilizando como referencial teórico Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, e Wiliam Corsaro, estudiosos e teóricos já consolidados na área dos estudos da infância e do brincar. Destaca ainda na análise destas produções a amplitude as pesquisas sobre a temática do brincar, pois cada autor frisa em uma perspectiva de análise que primeiramente contempla o lúdico como um eixo primordial para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto os títulos das pesquisas são muito diferentes um do outro. |
Abstract: | This research aimed to map and analyze the productions on playing in the annals of GT 07 of ANPEd in the last ten years (2011-2021). To conduct this investigation, we worked with a qualitative approach and with the methodology of bibliographic research and descriptive analysis. We used as methodological procedures the search in the GT annals from the descriptor “brincar” and later the reading of the abstracts. Eight (8) works were mapped. We found in the investigations the importance of playing for early childhood from the perspective of different fields of studies, pedagogy, anthropology, psychology and sociology of childhood, using as theoretical reference Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, and Wiliam Corsaro, scholars and theorists already consolidated in the area of childhood and play studies. . It also highlights in the analysis of these productions the breadth of research on the theme of play, as each author emphasizes in an analysis perspective that firstly contemplates the playful as a primordial axis for the teaching and learning process, however the titles of the research are very different from each other. |
Keywords: | Brincar Importância Produções acadêmicas Anped |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187 |
metadata.dc.subject.controlado: | Atividades criativas na sala de aula Jogos infantis simbólicos |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_NáiraSilva.pdf | 714,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.