Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar: a produção acadêmica do GT da ANPED
Autor(a): Silva, Náira Shelda Aquino
Orientador(a): Medeiros, Adriana Francisca de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Terezinha Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Anne Mariette Alves Costa
Resumo: Esta pesquisa objetivou mapear e analisar as produções sobre o brincar nos anais do GT 07 da ANPEd nos últimos dez anos (2011-2021).Para conduzir essa investigação, trabalhamos com a abordagem qualitativa e com a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise descritiva . Utilizamos como procedimentos metodológicos a busca nos anais do GT a partir do descritor “brincar” e posteriormente a leitura dos resumos. Foram mapeados 8 (oito) trabalhos. Constatamos nas investigações a importância do brincar para primeira infância a partir da ótica de diferentes campos de estudos: pedagogia, antropologia, psicologia e sociologia da infância, utilizando como referencial teórico Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, e Wiliam Corsaro, estudiosos e teóricos já consolidados na área dos estudos da infância e do brincar. Destaca ainda na análise destas produções a amplitude as pesquisas sobre a temática do brincar, pois cada autor frisa em uma perspectiva de análise que primeiramente contempla o lúdico como um eixo primordial para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto os títulos das pesquisas são muito diferentes um do outro.
Resumo em outro idioma: This research aimed to map and analyze the productions on playing in the annals of GT 07 of ANPEd in the last ten years (2011-2021). To conduct this investigation, we worked with a qualitative approach and with the methodology of bibliographic research and descriptive analysis. We used as methodological procedures the search in the GT annals from the descriptor “brincar” and later the reading of the abstracts. Eight (8) works were mapped. We found in the investigations the importance of playing for early childhood from the perspective of different fields of studies, pedagogy, anthropology, psychology and sociology of childhood, using as theoretical reference Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Gilles Brougére, and Wiliam Corsaro, scholars and theorists already consolidated in the area of childhood and play studies. . It also highlights in the analysis of these productions the breadth of research on the theme of play, as each author emphasizes in an analysis perspective that firstly contemplates the playful as a primordial axis for the teaching and learning process, however the titles of the research are very different from each other.
Palavras-chave: Brincar
Importância
Produções acadêmicas
Anped
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6187
Vocabulário controlado: Atividades criativas na sala de aula
Jogos infantis simbólicos
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NáiraSilva.pdf714,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.