Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6248
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: A Interpretação de libras com o uso de novas tecnologias no ensino superior
Título(s) alternativo(s): The interpretation of libras with the use of new technologies in higher education
Autor(a): Nascimento, Wendell Souza
Orientador(a): Teixeira, Danilza de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Lobato, Sandréia Pantoja
Resumo: A presente pesquisa intitulada “A Interpretação de Libras com uso de Novas Tecnologias no Ensino Superior”, teve por objetivo investigar como está sendo realizado o trabalho de interpretação da Libras nos diferentes cursos de graduação no Ensino Superior bem como conhecer as contribuições das Novas Tecnologias no cotidiano dos profissionais tradutores/intérpretes de Libras, mediante ao enfretamento do virus SARS-COVID-19. Trata-se de uma pesquisa uma abordagem qualitativa, baseada em Minayo (2010). Para o levantamento de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 5 interpretes de uma instituição de Ensino Superior do Município de Parintins-AM, aplicada através da plataforma google forms, que é um meio viável e seguro para a condução das entrevistas. Após a organização dos dados dos intérpretes participantes, seguimos com a análise fundamentada pela literatura no qual se embasou o referencial teórico. Com as contribuições de Imbernóm (2010), Moran, Massetto e Behrens (2012), Quadros (2007) entre outros. A partir das análises desenvolvidas foi possível concluir que toda a comunidade acadêmica precisa ter o conhecimento sobre o sujeito surdo e de sua diferença linguística. Dessa forma, a pesquisa alcançou o objetivo esperado, compreender como de acontece o trabalho de interpretação da Libras na aprendizagem do sujeito surdo, mediada por recursos tecnológicos, trazendo elementos contributivos para o processo de inclusão do sujeito surdo.
Resumo em outro idioma: The present research entitled “The Interpretation of Libras with the use of New Technologies in Higher Education”, aimed to investigate how the work of interpreting Libras is being carried out in different undergraduate courses in Higher Education as well as to know the contributions of the New Technologies in the daily life of professionals translators/interpreters of Libras, through the confrontation of the SARS-COVID-19 virus. It is a research with a qualitative approach, based on Minayo (2010). For the data collection, a semi-structured interview was carried out with 5 interpreters from a Higher Education institution in the Municipality of Parintins-AM, applied through the google forms platform, which is a viable and safe way to conduct the interviews. After organizing the data of the participating interpreters, we proceeded with the analysis based on the literature on which the theoretical framework was based. With contributions from Imbernóm (2010), Moran, Massetto and Behrens (2012), Quadros (2007) among others. From the analyzes developed, it was possible to conclude that the entire academic community needs to have knowledge about the deaf subject and their linguistic difference. In this way, the research achieved the expected objective, to understand how the work of interpreting Libras occurs in the learning of the deaf subject, mediated by technological resources, bringing elements that contribute to the process of inclusion of the deaf subject.
Palavras-chave: Intérprete
Interpreter
Ensino superior
University education
Novas tecnologias
New technologies
Covid-19
Covid-19
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6248
Vocabulário controlado: Educação inclusiva
Língua de sinais
Surdos - Educação
Interpretes para surdos - Parintins (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_WendellNascimento.pdf617,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.