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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Villiam Cruz da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | VilliamCruz meu curriculo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mota, Marinete Lourenço | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Darcimar Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Catachunga, Eli Leão | - |
dc.creator | Perez, Renilson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T20:10:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10 | - |
dc.date.available | 2022-10-10T20:10:47Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6475 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo de conclusión de curso se desarrolla a través de prácticas e investigaciones científicas, en el cual tiene como objetivo exponer investigaciones en el área de la educación inclusiva, más precisamente sobre los desafíos de la formación docente en una institución educativa pública del municipio de Benjamín Constant-Amazonas. . Ante ello, este trabajo analiza la importancia de la formación de profesionales de la educación inclusiva y sus desafíos en la realidad del contexto escolar detrás de su actuación en el aula. Sin embargo, sabemos que trabajar con educación inclusiva ya es un desafío, por eso vamos a mostrar los puntos positivos y negativos de enseñar en un salón de educación inclusiva, si este maestro tiene apoyo de la escuela, los padres de los alumnos, cómo trabaja. sus metodologías de aula en relación con la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso dar-se por meio de práticas e investigações científicas, na qual objetiva expor a pesquisa na área da educação inclusiva, mais precisamente sobre os desafios da formação docente em uma instituição pública de ensino no município de Benjamin Constant-Amazonas. Diante disso, esse trabalho faz uma análise sobre a importância da formação do profissional da educação inclusiva e seus desafios na realidade do contexto escolar atrás da sua atuação em sala de aula. No entanto, sabemos que trabalhar com a educação inclusiva já é um desafio, então vamos mostrar os pontos positivo e negativos da docência em uma sala de educação inclusiva, se esse professor tem apoio da escola, dos pais dos alunos, de como ele trabalha suas metodologias em sala de aula em relação ao ensino e aprendizagem do aluno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRÉ, Marli (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na Pré-Escola: revisitando teorias, descortinando práticas. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. ALVES, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Ministério da Educação, Secretaria de Educação especial. Brasília, 2006. BOCK; FURTADO & TEXEIRA. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva,2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas ementas constitucionais n.1/92 a 48/2005 e pelas emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94- Brasília: Senado Federal Subsecretaria de edições Técnicas, 2005. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9394/96. BRASIL. Lei nº 11.788, da Presidência da República do Brasil, aprovado em 25 de dezembro de 2008. BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília, 1998. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. BURIOLLA, Marta Alice Freiten. Estágio Supervisionado. São Paulo: Editora Porto, 1995. CAVALCANTE, Meire. A escola que é de todas as crianças. Nova Escola, São Paulo, n. 182, p. 40-5, maio. 2005. COOL, César et.al. O construtivismo na sala de aula. Trad: Claudia Schilling. Revisão de Sônia Barreira. 6. ed. 9 impressão. SP:Ática, 2006. ETZIONI, Amitai. Organizações modernas. São Paulo: Pioneira, 1967 FREITAS, Luciane Machado. Educação Inclusiva a partir da interlocução do método pedagógico do ensino regular e da modalidade da educação especial. In: SILVA, Jorge Gregório da; MOREIRA, Elizeu Vieira; LIMA, Osmarina Guimarães de (Orgs.). Manaus: Editora Nilton Lins, 2006. p. 77 – 94. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 3ª ed.ver. e ampl.São Paulo:Atlas,2000. LIBÂNEO. José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008. LUCKESI,Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 18 ed. São Paulo: Cortez, 1995. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LEÃO, Lourdes Meireles. Metodologia do Estudo e Pesquisa: facilitando a vida dos estudantes, professores e pesquisadores. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação Inclusiva – Orientações pedagógicas. In:FÁVERO, Eugênia augusta Gonzaga; PANTOJA, Luiza de Marillac P.; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado: Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. – São Paulo: MEC/ SEESP, 2007. MANZINE, Eduardo José; DELIBERATO, Débora. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. 2. ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.29.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceito e legislação vigente.Bauru: Mec/FC/SEE, 2008. Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/3103/2224 TRIVINOSÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução á pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 14. Reimp. São Paulo: Atlas, 2006. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educación Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Escuela pública | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Capacitación | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Enseñando | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Desafios da formação de professores na educação inclusiva: uma visão a partir da prática docente com alunos com deficiência no ensino fundamental no Município de Benjamin Constant – AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2022-09-19 | - |
dc.publisher.localpub | SALA DE REUNIÃO DO INC-BC | pt_BR |
dc.subject.controlado | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_RenilsonPerez.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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