Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6611
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas
metadata.dc.creator: Santos, Maria Luzineide Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Dominique Fernandes de Moura do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Paulo José de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Geone Maia
metadata.dc.description.resumo: Contextualizar de forma lúdica os conteúdos das disciplinas de química é uma maneira de contribuir com o processo de ensino/aprendizagem de forma prazerosa e eficaz, além de despertar o interesse dos discentes. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre funções orgânicas, as oxigenadas e nitrogenadas, e sobre a solubilidade dos compostos orgânicos a partir da temática Análise Sensorial. As atividades foram aplicadas em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Itacoatiara. Os procedimentos metodológicos para a elaboração deste projeto foram baseados na abordagem quali/quant, caracterizada por utilizar os resultados de um método para auxiliar na interpretação do outro método e assim, descobrir o paradoxo que leva a reconsiderar a questão da pesquisa. A metodologia de ensino foi de acordo com uma sequência didática que incluiu como instrumento de ensino as seguintes atividades: um jogo da memória, um Quiz e a Experimentação com uso do olfato e da degustação. Como resultado foram obtidos relatórios qualitativos para verificar a percepção dos alunos quanto ao conhecimento e compreensão dos assuntos, bem como questionários e gráficos quantitativos que constaram que a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes compreender o conteúdo Funções Orgânicas de forma dinâmica e atrativa, proporcionando-lhes diversão, conhecimento, socialização, pro atividade e autenticidade. Os gráficos gerados com dados dos questionários evidenciam que no Questionário Final houve uma maior quantidade de resultados positivos com relação ao questionário Inicial, sendo que a questão 1 obteve 37% de acertos a mais do que no Questionário Inicial, a questão 2 com 48%, a questão 3 com 11%, a questão 5 com 42%, a questão 6 com 22%, a questão 7 com 26% e a questão 8 com 64%.
Abstract: Contextualizing the contents of chemistry subjects in a playful way is a way to contribute to the teaching/learning process in a pleasant and effective way, in addition to arousing the interest of students. In this context, this work aimed to develop a didactic sequence on organic functions, the oxygenated and nitrogenous ones, and on the solubility of organic compounds based on the theme Sensory Analysis. The activities were applied in a class of the 3rd Grade of High School of a Public School in the city of Itacoatiara. The methodological procedures for the elaboration of this project were based on the quali/quant approach, characterized by using the results of one method to assist in the interpretation of the other method and thus discover the paradox that leads to reconsider the research question. The teaching methodology followed a didactic sequence that included the following activities as a teaching instrument: a memory game, a Quiz and Experimentation with the use of smell and tasting. As a result, qualitative reports were obtained to verify the students' perception of knowledge and understanding of the subjects, as well as questionnaires and quantitative graphs that showed that the methodology used contributed to the students' learning, allowing them to understand the content Organic Functions in a dynamic way. and attractive, providing them with fun, knowledge, socialization, proactivity and authenticity. The graphs generated with data from the questionnaires show that in the Final Questionnaire there was a greater amount of positive results in relation to the Initial questionnaire, with question 1 getting 37% more correct answers than in the Initial Questionnaire, question 2 with 48%, question 3 with 11%, question 5 with 42%, question 6 with 22%, question 7 with 26% and question 8 with 64%.
Keywords: Química orgânica
Sequência didática
Análise sensorial
Jogos didáticos
Experimentação
Organic Chemistry
Following teaching
Didactic games
Experimentation
Sensory analysis
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6611
metadata.dc.subject.controlado: Química (Ensino médio)
Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)
Jogos no ensino de ciências
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MariaLuzineideSantos.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.