Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6660
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Consequências do isolamento social para a educação de jovens e adultos (EJA) em Itacoatiara - Amazonas |
metadata.dc.creator: | Silva, Kelly Cristina Lopes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Valentim, Fabricio da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teles, Nayana Cristina Gomes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Flávia Fernanda Santos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho visa destacar as consequências do isolamento social para educação de jovens e adultos (EJA) durante o decorrer da pandemia. Propôs-se a compreender como se desenvolveram as aulas remotas nas turmas da EJA do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Itacoatiara (SEMED) no período pandêmico. O estudo tem abordagem qualitativa com uso de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 4 professoras e um professor da EJA da rede municipal de educação de Itacoatiara/AM. A entrevista com os sujeitos da pesquisa procedeu-se de maneira presencial, por meio de um formulário. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise qualitativa de conteúdo. Assim, identificou-se a necessidade de documentos orientadores para o desenvolvimento das aulas remotas e curso de formação continuada aos docentes para utilização de ferramentas tecnológicas como o classroom. Constatou-se a preocupação com a ausência de estrutura tecnológica para desenvolvimento das aulas e material didático adequado. |
Abstract: | The present work aims to highlight the consequences of social isolation for youth and adult education (EJA) during the course of the pandemic. It was proposed to understand how remote classes were developed in the EJA classes of Elementary School of the Municipal Secretariat of Itacoatiara (SEMED) in the pandemic period. The study has a qualitative approach using a questionnaire. The research subjects were made up of 4 teachers and one EJA teacher from the municipal education network of Itacoatiara/AM. The interview with the research subjects was carried out in person, using a form. For data processing, qualitative content analysis was used. Thus, the need for guiding documents for the development of remote classes and a continuing education course for teachers to use technological tools such as the classroom was identified. There was a concern with the absence of a technological structure for the development of classes and adequate didactic material. |
Keywords: | Consequências Isolamento social EJA Docentes Consequences Social isolatio EJA Teachers |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
Citation: | SILVA, Kelly Cristina Lopes da. Consequências do isolamento social para a educação de jovens e adultos (EJA) em Itacoatiara – Amazonas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Química e Biologia) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6660 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação de jovens e adultos - Itacoatiara (AM) Professores de educação de jovens e adultos Educação - Efeito das inovações tecnológicas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KellySilva.pdf | 533,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License