Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6660
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consequências do isolamento social para a educação de jovens e adultos (EJA) em Itacoatiara - Amazonas
Autor(a): Silva, Kelly Cristina Lopes da
Orientador(a): Valentim, Fabricio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Teles, Nayana Cristina Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flávia Fernanda Santos
Resumo: O presente trabalho visa destacar as consequências do isolamento social para educação de jovens e adultos (EJA) durante o decorrer da pandemia. Propôs-se a compreender como se desenvolveram as aulas remotas nas turmas da EJA do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Itacoatiara (SEMED) no período pandêmico. O estudo tem abordagem qualitativa com uso de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 4 professoras e um professor da EJA da rede municipal de educação de Itacoatiara/AM. A entrevista com os sujeitos da pesquisa procedeu-se de maneira presencial, por meio de um formulário. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise qualitativa de conteúdo. Assim, identificou-se a necessidade de documentos orientadores para o desenvolvimento das aulas remotas e curso de formação continuada aos docentes para utilização de ferramentas tecnológicas como o classroom. Constatou-se a preocupação com a ausência de estrutura tecnológica para desenvolvimento das aulas e material didático adequado.
Resumo em outro idioma: The present work aims to highlight the consequences of social isolation for youth and adult education (EJA) during the course of the pandemic. It was proposed to understand how remote classes were developed in the EJA classes of Elementary School of the Municipal Secretariat of Itacoatiara (SEMED) in the pandemic period. The study has a qualitative approach using a questionnaire. The research subjects were made up of 4 teachers and one EJA teacher from the municipal education network of Itacoatiara/AM. The interview with the research subjects was carried out in person, using a form. For data processing, qualitative content analysis was used. Thus, the need for guiding documents for the development of remote classes and a continuing education course for teachers to use technological tools such as the classroom was identified. There was a concern with the absence of a technological structure for the development of classes and adequate didactic material.
Palavras-chave: Consequências
Isolamento social
EJA
Docentes
Consequences
Social isolatio
EJA
Teachers
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: SILVA, Kelly Cristina Lopes da. Consequências do isolamento social para a educação de jovens e adultos (EJA) em Itacoatiara – Amazonas. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Química e Biologia) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6660
Vocabulário controlado: Educação de jovens e adultos - Itacoatiara (AM)
Professores de educação de jovens e adultos
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KellySilva.pdf533,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons