Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Paulo Berti de Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4397517324331464pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Salomão Franco-
dc.contributor.referee2Almeida, Neuler André Soares de-
dc.creatorAraújo, Alexsandro Viana de-
dc.date.accessioned2023-06-27T13:34:29Z-
dc.date.available2023-06-27T13:34:29Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6724-
dc.description.abstractThis work aims to highlight the impacts and recovery of Brazilian retail during the pre, during and post COVID-19 pandemic, which directly affected thousands of people, impacting trade in all regions of Brazil, and small and medium businesses were forced to close their activities, shortly after the 2018 recovery in which the sector showed significant improvement. In order to contextualize the development of retail, before the crisis, during and the recovery of retail in the second half of 2021, this research is based on bibliographical research supported by scientific articles, journals and internet repositories, focusing on the growth of retail in Brazil, as well as the interpretation of data recorded by Cielo, publications dedicated to the retail sector and the economy during the COVID-19 period. The commerce sectors showed a significant improvement in the years 2018 and 2019, after the crisis, the fall during the pandemic in the first and second half of 2020 until mid-2021, causing job losses, decrease in income sources, and impacts on inflation. Analyzing the recovery of the sector, with some limitations, as well as the inclusion of new sales channels, online commerce gained more space and today, although local sales have suffered from the pandemic, retail has shown itself to adapt to this condition, through digital market sales, e-commerce gained more space, although physical stores could not operate, specific sectors presented growth, especially those related to pharmacy and delivery in general.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo evidenciar os impactos e a retomada do varejo brasileiro nos períodos pré, durante e pós pandemia do COVID-19, que afetou diretamente milhares de pessoas, impactando no comércio de todas as regiões do Brasil, pequenas e médias empresas foram obrigadas a encerrar suas atividades, logo após a retomada de 2018 em que o setor apresentou uma significativa melhora. Com o intuito de contextualizar o desenvolvimento do varejo, antes da crise, durante e a retomada do varejo no segundo semestre de 2021. Trata-se da pesquisa bibliográfica fundamentada em artigos científicos, periódicos e repositórios dos sítios da internet, com base no crescimento do varejo no Brasil, além da interpretação dos dados registrados pela Cielo, publicações voltadas ao setor do varejo e a economia durante o período da COVID-19. Os setores do comércio apresentaram uma significativa melhora nos anos de 2018 e 2019, pós crise, a queda do período da pandemia no primeiro e segundo semestre de 2020 até metade de 2021, causando redução de empregos, diminuição de fontes de renda e impactos na inflação. Analisar a recuperação do setor, com algumas limitações, além da inclusão de novos canais de vendas, os comércios on-line ganharam cada vez mais espaço e hoje, por mais que as vendas locais tenham sofrido com a pandemia, o varejo mostrou-se adaptar a esta condição, por meio das vendas no mercado digital, o e-commerce ganhou mais espaço, por mais que lojas físicas não pudessem operar, setores específicos apresentaram crescimento, principalmente os voltados a farmácia e delivery no geral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFES - Faculdade de Estudos Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMercado Digitalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIApt_BR
dc.titleUma análise de conjuntura: ritmo de recuperação e situação do varejo pré, durante e pós pandemia no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-02-13-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLojas de varejopt_BR
dc.subject.controladoComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.controladoCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicas - Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AlexsandroAraujo.pdf746,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons