Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM
Autor(a): Ferreira, Maicon Marinho
Orientador(a): Souza, Marinez França de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria Eliane de
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Kézia Siméia Barbosa
Resumo: O processo ensino-aprendizagem nas escolas do campo traz consigo características indissociáveis, uma vez que, a educação geralmente apresenta seus métodos, estudos e práticas diferenciadas das escolas das áreas urbanas. Para uma educação de qualidade no campo é preciso enfrentar e superar muitos desafios, principalmente quando se trata das comunidades ribeirinhas. É importante considerar suas peculiaridades socioculturais, que devem ser respeitadas, evidenciando as práticas e saberes populares no processo em discussão. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar quais os desafios no cotidiano escolar que contribuem para as dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Distrito da Freguesia do Andirá, município de Barreirinha-AM. Este é um estudo de natureza qualitativa fundamentado no enfoque dialético que busca entender os sujeitos da pesquisa e o movimento constante de mudanças na construção de possíveis debates. Tem-se como base os pressupostos dos seguintes autores: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), assim como documentos de Brasil (1996, 2002 e 2012). Foi possível concluir com este estudo que os desafios existem e que o processo ensino-aprendizagem se dá em meio aos fatores do cotidiano local e que também existem situações de ordem estrutural e familiar que acarretam ou melhor, interferem de forma negativa para um desempenho mais produtivo, exitoso de nossos docentes e discentes.
Resumo em outro idioma: The teaching-learning process in rural schools brings with it inseparable characteristics, since education generally presents its methods, studies and practices that are different from schools in urban areas. For a quality education in the countryside, it is necessary to face and overcome many challenges, especially when it comes to riverside communities. It is important to consider its sociocultural peculiarities, which must be respected, highlighting popular practices and knowledge in the process under discussion. This research has the general objective: to analyze which are the challenges in the school routine that contribute to the difficulties in the teaching-learning process of students from classes of the 2nd and 3rd year of Elementary School in a municipal school in the District of Freguesia do Andirá, municipality of Barreirinha -AM. This is a qualitative study based on the dialectical approach that seeks to understand the research subjects and the constant movement of changes in the construction of possible debates. It is based on the assumptions of the following authors: Arroyo (1982), Borges; Oliveira (2020), Caldart (2007), Haje (2006), Lopes (2015), Martins (2020), as well as documents from Brazil (1996, 2002 and 2012). It was possible to conclude with this study that the challenges exist and that the teaching-learning process takes place in the midst of local daily life factors and that there are also structural and family situations that entail or rather negatively interfere with a more productive performance successful for our teachers and students.
Palavras-chave: Educação do Campo
Rural Education
Ensino-aprendizagem
Freguesia do Andirá
Desafios
Teaching-Learning
Parish of Andirá
Challenges
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citação: Ferreira, Maicon Marinho. Os desafios cotidianos no processo ensino-aprendizagem em turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do distrito de freguesia do Andirá no município de Barreirinha – AM. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6805
Vocabulário controlado: Educação rural - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Escolas rurais - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MaiconFerreira.pdf609,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.