Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6907
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Manifestações da sexualidade na infância: contribuições da psicanálise freudiana
Other Titles: Manifestations of the sexuality in the childhood: contributions of the Psychoanalysis
metadata.dc.creator: Ferreira, Flavia Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Albuquerque, Dayse da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Ricardo Freire de
metadata.dc.description.resumo: A construção dessa produção acadêmica refere-se a um Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. A temática do estudo aborda as manifestações da sexualidade infantil e como a psicanálise freudiana pode auxiliar na compreensão dessas questões, visto que suas contribuições ampliaram as concepções e tem transformado aos poucos o contexto cultural de atuação da educação infantil. O objetivo deste trabalho foi compreender de que forma a psicanálise freudiana pode auxiliar em processos de educação sexual nas escolas, tendo utilizado como estratégia de pesquisa uma revisão de literatura em artigos publicados no período de 2018 a 2022. Para esse processo de investigação foi feita uma busca nas bases de dados da Scielo, Educ@, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, no qual buscou-se apenas artigos empíricos e teóricos publicados em território nacional. Por meio da análise desse material foi possível tecer aproximações de como ocorrem as fases do desenvolvimento psicossexual da criança e as características associadas a cada fase. Os profissionais da educação podem encontrar diversas situações dentro da educação infantil relacionadas à sexualidade da criança, porém muitos não entendem que as crianças podem apresentar certos comportamentos considerados normais em seu desenvolvimento que, no entanto, muitas vezes podem ser vistos como algo atípico. Por fim, a partir dessas concepções associadas à transferência e ao desenvolvimento descritos pelo saber psicanalítico podemos colher uma pedagogia diferenciada, na qual se explicita que compete a nós, educadores, absorver a obra de Freud e se inspirar dentro da experiência do dia a dia do professor/a para práticas de educação que considerem a sexualidade na constituição da subjetividade dos estudantes.
Abstract: The construction of this academic production refers to a Completion Work of the Pedagogy Course at the Federal University of Amazonas. The theme of the study addresses the manifestations of childhood sexuality and how Freudian psychoanalysis can help in understanding these issues, since its contributions have expanded the concepts and have gradually transformed the cultural context of performance of early childhood education. The objective of this work was to understand how Freudian psychoanalysis can help in sexual education processes in schools, using a literature review of articles published from 2018 to 2022 as a research strategy. search in the databases of Scielo, Educ@, Portal de Periódicos Capes and Google Scholar, in which only empirical and theoretical articles published in the national territory were sought. Through the analysis of this material, it was possible to weave approximations of how the phases of the child's psychosexual development occur and the characteristics associated with each phase. Education professionals can find different situations within early childhood education related to the child's sexuality, but many do not understand that children can present certain behaviors considered normal in their development, which, however, can often be seen as something atypical. Finally, from these conceptions associated with transference and development described by psychoanalytic knowledge, we can reap a differentiated pedagogy, in which it is made explicit that it is up to us, educators, to absorb Freud's work and be inspired by the day-to-day experience of the teacher for educational practices that consider sexuality in the constitution of students' subjectivity.
Keywords: Sexualidade infantil
Educação sexual
Psicanálise
Amazonas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: FERREIRA, Flavia Chaves. Manifestações da sexualidade na infância: contribuições da psicanálise freudiana. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6907
metadata.dc.subject.controlado: Educação sexual para crianças
Educação sexual
Psicanálise e educação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FlaviaFerreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso333,52 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons