Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6974
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Gestores das escolas da rede pública municipal de Manaus/AM (2015-2022): atribuições e desafios
Autor(a): Teixeira, Katriane Santos
Orientador(a): Caldas, Edla Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Falcão, Nádia Maciel
Resumo: O artigo fundamenta-se na concepção da gestão democrática e utiliza-se das categorias de análise do método dialético. Busca analisar as atribuições para (as) gestores (as) de escolas nos marcos legais e nos marcos operacionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus no período entre 2015 e 2022. Bem como identificar os marcos legais e operacionais estabelecidos para gestores da rede municipal e delimitar as atribuições dos gestores da Secretaria de Educação de Manaus. Fundamenta-se na concepção da gestão democrática e utiliza-se das categorias de análise do método dialético, em face de convergências e contradições no processo de implantação da gestão democrática definidas pelo sistema municipal de ensino de Manaus, desde 2001, paras as escolas públicas de educação básica, principalmente de educação infantil e ensino fundamental. Nessa direção, nossa questão de pesquisa é: quais as atribuições para (as) gestores (as) de escolas, instituídas pelos marcos legais e pelos marcos operacionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus no período entre 2015 e 2022? E como questões norteadoras temos: Quais são os marcos legais e operacionais que estabelecem as atribuições dos (as) gestores (as) de escolas da rede pública municipal de ensino? A metodologia sugere a aplicação da abordagem qualitativa na análise documental, privilegiando o Plano Municipal de Educação de Manaus (2015-2025), o Relatório Final da Conferência Municipal de Educação de 2013 e documentos do Fórum Municipal de Educação de Manaus, dentre outros. A análise dos dados coletados foi feita de acordo com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), partindo das categorias iniciais: educação, gestão democrática, gerencialismo, gerência, educador. As atribuições apontadas nos documentos da SEMED/MANAUS revelam os aspectos de organização administrativa e de princípios gerenciais destinados aos gestores das unidades de ensino da rede pública municipal, mediante ações planejadas, buscando alcançar e mediar os resultados estipulados por esferas maiores do sistema educacional de Manaus. Podemos notar que há acúmulo de atribuições para os (as) gestores (as), revelando a perspectiva centralizadora dessa função. Em tempos de ataques à democracia em nossa sociedade, é papel fundamental de educadoras e de educadores reforçar o valor social do princípio de gestão democrática do ensino público no Brasil e em todos os entes federados.
Resumo em outro idioma: The research project is based on the conception of democratic management and uses the analysis categories of the dialectical method. It seeks to analyze the attributions for school managers in the legal frameworks and operational frameworks of the Municipal Department of Education of Manaus in the period between 2015 and 2022. As well as identifying the legal and operational frameworks established for managers of the municipal network and to delimit the attributions of the managers of the Secretariat of Education of Manaus. It is based on the conception of democratic management and uses the categories of analysis of the dialectical method, in the face of convergences and contradictions in the process of implementing democratic management defined by the municipal teaching system of Manaus, since 2001, for public schools in basic education, mainly early childhood education and elementary education. In this direction, our research question is: what are the attributions for school managers, instituted by the legal frameworks and by the operational frameworks of the Municipal Department of Education of Manaus in the period between 2015 and 2022? And as guiding questions we have: What are the legal and operational frameworks that establish the attributions of school managers in the municipal public education network? The methodology suggests the application of a qualitative approach in document analysis, focusing on the Municipal Education Plan of Manaus (2015-2025), the Final Report of the 2013 Municipal Education Conference and documents from the Municipal Education Forum of Manaus, among others. The analysis of the collected data will be done according to the content analysis technique (BARDIN, 2016), starting from the initial categories: education, democratic management, managerialism, management, educator. In times of attacks on democracy in our society, it is a fundamental role of educators to reinforce the social value of the principle of democratic management of public education in Brazil and in all federal entities.
Palavras-chave: Educação
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Escola Pública
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6974
Vocabulário controlado: Escolas públicas - Organização e administração
Planejamento educacional
Diretores escolares
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KatrianeSantos.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.