Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6992
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A construção da autonomia de bebês e crianças bem pequenas segundo a abordagem de Emmi Pikler |
metadata.dc.creator: | Silva, Ana Vitória Batista da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bissoli, Michelle de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Ellen Marques |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo discutir alguns pressupostos da abordagem da pediatra húngara Emmi Pikler para a construção da autonomia do bebê e da criança bem pequena. A pediatra acreditava que a criança deveria explorar o mundo por ela mesma, assim conseguiria desenvolver sua autonomia e autoconfiança. Dentre os diversos aspectos do referencial citado, Pikler nos direciona ao conceito de movimento livre, ao valor das atividades autônomas e ao brincar livre. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica alicerçada nos estudos sobre autonomia, de autores como: CHOKLER (2014), FALK (2011), KALLÓ; BALOG (2017), TARDOS (1992) e FOCHI; CAVALHEIRO; DRECHLE (2016). Também foi realizada a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Constituição Federal (BRASIL, 1988) e observações do cotidiano de uma turma de maternal em uma escola localizada na cidade de Manaus, que trabalha com a abordagem de Emmi Pikler. Neste sentido, em seus resultados, a pesquisa nos permitiu refletir sobre os modos como as instituições e educadores estão trabalhando a construção da autonomia com aqueles que recém chegaram ao mundo, reconhecendo o valor da liberdade de movimentos e das atividades autônomas e a riqueza das brincadeiras de bebês e crianças bem pequenas como condições para seu desenvolvimento integral. |
Abstract: | This research aims to discuss some aspects of the Hungarian pediatrician Emmi Pikler's approach to building the autonomy of babies and very young children. The pediatrician believed that the child should explore the world by himself, in this way he would be able to develop his autonomy and self-confidence. Among the various aspects of the aforementioned reference, Pikler directs us to the concept of free movement, the value of autonomous activities and free play. For this, a bibliographical research was carried out based on studies on autonomy, by authors such as: CHOKLER (2014), FALK (2011), KALLÓ; BALOG (2017), TARDOS (1992) and FOCHI; KNIGHT; DRECHLE (2016). A documental analysis of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2010), the Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), Federal Constitution (BRASIL, 1988) and observations of the daily life of a kindergarten class was also carried out. in a school located in the city of Manaus, which works with Emmi Pikler's approach. In this sense, in its results, the research allowed us to reflect on the ways in which institutions and parents are working to build autonomy with those who have just arrived in the world, recognizing the value of freedom of movement and autonomous activities and the richness of games of babies and very young children as conditions for their integral development. |
Keywords: | Autonomia Bebês Abordagem Pikler Crianças bem pequenas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6992 |
metadata.dc.subject.controlado: | Autonomia em crianças Crianças - Formação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaVitoriaSilva.pdf | 732,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License