Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773pt_BR
dc.creatorRodrigues, Renan dos Santos-
dc.creatorSouza, Cleverton José Farias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3952015687378279pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-23T13:56:46Z-
dc.date.available2023-10-23T13:56:46Z-
dc.identifier.citationRODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107-
dc.description.abstractInclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva fundamentada nas concepções de acesso, permanência e educação de qualidades para todos, oportuniza o desenvolvimento de maneira harmônica em várias esferas do processo de aprendizagem dos alunos. E o desempenho escolar faz parte desse progresso, necessário para a sua atuação dentro do ambiente educacional, independente das dificuldades cognitivas, sociais ou motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), fenômeno que pode interferir negativamente nas atividades da vida diária e escolar dos alunos. A proposta dessa revisão bibliográfica é apresentar estudos que norteiam o TDC. Identificamos uma relação com habilidades escolares em leitura, escrita e aritmética sob a perspectiva da Educação Inclusiva, o que pode colocar essas crianças em condição de exclusão ou autoexclusão diante de seus pares. Sendo assim, consideramos a necessidade de repensar o ambiente escolar, de forma a possibilitar a educação inclusiva de todos os alunos que apresentem alguma especificidade. Para tanto denotamos a essencialidade de estudos e discussão para maior compreensão sobre este tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãopt_BR
dc.subjectDevelopmental coordination disorderpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2023-07-13-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoApraxiapt_BR
dc.subject.controladoDistúrbios psicomotorespt_BR
dc.subject.controladoInclusão escolarpt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3715-4102pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.contributor.grupo-pesquisaLECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humanopt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicas - Licenciatura - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RenanRodrigues.pdf.pdf378,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.