Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título : Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
metadata.dc.creator: Rodrigues, Renan dos Santos
Souza, Cleverton José Farias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Lúcio Fernandes
metadata.dc.description.resumo: A Educação Inclusiva fundamentada nas concepções de acesso, permanência e educação de qualidades para todos, oportuniza o desenvolvimento de maneira harmônica em várias esferas do processo de aprendizagem dos alunos. E o desempenho escolar faz parte desse progresso, necessário para a sua atuação dentro do ambiente educacional, independente das dificuldades cognitivas, sociais ou motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), fenômeno que pode interferir negativamente nas atividades da vida diária e escolar dos alunos. A proposta dessa revisão bibliográfica é apresentar estudos que norteiam o TDC. Identificamos uma relação com habilidades escolares em leitura, escrita e aritmética sob a perspectiva da Educação Inclusiva, o que pode colocar essas crianças em condição de exclusão ou autoexclusão diante de seus pares. Sendo assim, consideramos a necessidade de repensar o ambiente escolar, de forma a possibilitar a educação inclusiva de todos os alunos que apresentem alguma especificidade. Para tanto denotamos a essencialidade de estudos e discussão para maior compreensão sobre este tema.
Resumen : Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.
Palabras clave : Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Developmental coordination disorder
Desempenho escolar
Educação inclusiva
School performance
Inclusive education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus
Citación : RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano
metadata.dc.subject.controlado: Apraxia
Distúrbios psicomotores
Inclusão escolar
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RenanRodrigues.pdf.pdf378,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.