Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7115
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Letramento digital: os gêneros textuais digitais nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Guerra, Melissa Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria das Graças Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Alexsandro Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Valdson de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve por finalidade analisar a contribuição dos gêneros textuais digitais para as práticas de leitura e escrita no quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Parintins-AM e fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (1997); Soares (2002; 2004; 2009, 2017); Kleiman (2005); Marcuschi (2005); Rojo e Moura (2012); Martins e Botelho (2020) e documentos como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular Amazonense (2019). A pesquisa de campo foi realizada em uma turma do quinto ano do ensino fundamental e os instrumentos de coleta de dados foram observações participantes e aplicação de questionário aos estudantes e professores. Os resultados mostram que as tecnologias digitais propiciam novos ambientes de aprendizagem e acesso aos gêneros textuais digitais e multimodais, recursos importantes no desenvolvimento das habilidades de leitura, oralidade e escrita dos educandos. Os docentes enfatizam o uso das tecnologias da informação e comunicação para expandir as práticas de linguagem nas diferentes áreas do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental, todavia, há fatores que impedem a inclusão digital e ampliação do letramento digital no contexto escolar como: ausência de recursos tecnológicos digitais, falta de acesso à internet e formação contínua dos professores. Portanto, se faz necessário investimento de políticas públicas para a inclusão digital na escola e consequentemente ampliação do letramento digital e assim intensificar as práticas de leitura e escrita, considerando os gêneros textuais digitais, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas dos educandos.
Abstract: This research with a qualitative approach aimed to analyze the contribution of digital textual genres to reading and writing practices in the fifth year of elementary school in a public school in the city of Parintins-AM and is based on studies by Bakhtin (1997); Soares (2002; 2004; 2009, 2017); Kleiman (2005); Marcuschi (2005); Rojo and Moura (2012); Martins and Botelho (2020) and documents such as the National Common Curricular Base (2018) and the Amazonian Curricular Reference (2019). The field research was carried out in a fifth grade elementary school class and the data collection instruments were participant observations and the application of a questionnaire to students and teachers. The results show that digital technologies provide new learning environments and access to digital and multimodal textual genres, important resources in the development of students' reading, speaking and writing skills. Teachers emphasize the use of information and communication technologies to expand language practices in different areas of knowledge in the early years of elementary school, however, there are factors that prevent digital inclusion and expansion of digital literacy in the school context, such as: lack of digital technological resources, lack of internet access and continuous training of teachers. Therefore, it is necessary to invest in public policies for digital inclusion at school and, consequently, to expand digital literacy and thus intensify reading and writing practices, considering digital textual genres, in order to contribute to the development of language skills and abilities of the students.
Keywords: Gêneros textuais digitais
Leitura e escrita
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: GUERRA, Melissa Andrade. Letramento digital: os gêneros textuais digitais nas práticas de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7115
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: GEPEAM - Grupo de Estudos e Pesquisa no Ambiente Amazônico
metadata.dc.subject.controlado: Letramento digital
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MelissaAndrade.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons