Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7184
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Narrativas de formação em Programa de Iniciação à Docência no Curso de Pedagogia
metadata.dc.creator: Santos, Raimunda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Jordeanes Nascimento de
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Alexandra Vinhork
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é composto por narrativas de formação que trazem como objeto de estudos programas de iniciação à docência (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a Residência Pedagógica), em que apresento as experiências vivenciadas ao longo das atividades formativas do curso de Pedagogia. Esta pesquisa tem como objetivo geral narrar meu processo de formação nos programas de iniciação à próxima docência constituindo-me professora no curso de Pedagogia no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá-Amazonas. Para isto, utilizo recortes dos espaços formativos para: identificar os programas e finalidades para a formação do licenciado em Pedagogia; verificar as atividades e experiências de ensino; identificar os projetos e práticas desenvolvidas; descrever as experiências significativas para minha formação. A metodologia tem como base as narrativas de formação. Concluo que: o PIBID e a RP como programas possibilitam a imersão na escola, indica que o caminho de professorar à docência é complexo e requer compromisso, ética e dedicação; as formações e projeto ofertados ajudam a pensar na prática docente futura; as experiências vivenciadas foram significativas para minha formação enquanto futura professora e pedagogo. Por fim, considero que os programas PIBID e RP contribuíram para minha trajetória acadêmica, no sentido que cada projeto tem sua especificidade, mas com objetivos semelhantes que é proporcionar um aperfeiçoamento que agregam a teoria e a prática docente, envolvendo a pessoa e profissional, desta forma possibilita formar professores para que possam lidar e resolver problemas que surgem e que precisa ter uma tomada de decisão.
Resumen : This work is composed of training narratives that bring teaching initiation programs (Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation and Pedagogical Residency) as object of study, in which I present the experiences lived during the training activities of the Pedagogy course. This research has the general objective of narrating my training process in the teaching initiation programs that have made me a teacher in the Pedagogy course at Campus Vale do Rio Madeira in Humaitá-Amazonas. For this, I use clippings of training spaces to: identify programs and purposes for training graduates in Pedagogy; check teaching activities and experiences; identify the projects and practices developed; describe the significant experiences for my training. The methodology is based on training narratives. I conclude that: PIBID and RP as programs enable immersion in school, indicates that the path from teaching to teaching is complex and requires commitment, ethics and dedication; the training and project offered help to think about future teaching practice; the experiences lived were significant for my formation as a future teacher and pedagogue. Finally, I consider that the PIBID and RP programs contributed to my academic trajectory, in the sense that each project has its specificity, but with similar objectives, which is to provide an improvement that adds theory and teaching practice, envolvem the person and the professional, in this way This way makes it possible to train teachers so that they can deal with and solve problems that arise and that require decision-making
Palabras clave : Iniciação à docência
Escola
Narrativas
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citación : SANTOS, Raimunda da Silva. Narrativas de formação nos programas de iniciação à docência no curso de pedagogia. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Plena em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7184
metadata.dc.subject.controlado: Educação - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RaimundaSantos.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.