Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
Autor(a): Santos, Mylena Chaves Muniz dos
Orientador(a): Resende, Gisele Cristina
Primeiro Coorientador: Fonseca, Laimara Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Marck de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafaela Levinthal da
Resumo: Procrastinar no contexto educacional alude em protelar o início ou a conclusão do curso de ação ou decisão voltada ao estudo. Frequentemente, os universitários precisam lidar com inúmeras tarefas acadêmicas e de estudo, simples e complexas, que, muitas vezes, apresentam prazos simultâneos e concorrentes entre si. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar a procrastinação acadêmica em estudantes universitários de Psicologia, bem como comparar o nível de procrastinação em relação a idade e ao gênero. O método adotado é quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Participaram deste estudo, 123 estudantes de cursos de Psicologia na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Procrastinação Acadêmica (APS) adaptada para o Brasil e questionário de nível econômico. Os dados foram analisados por estatísticas de tendência central (média e desvio padrão) e correlação entre gênero e períodos do curso, como os de provas e avaliações. Os resultados demonstram que a Procrastinação é um comportamento que tem relação com o gênero e o período de provas e avaliações. Espera-se que o estudo auxilie as coordenações acadêmicas a perceberem como o comportamento de procrastinação acontece e os momentos de níveis mais elevados contribuindo para a reflexão de métodos de ensino, estratégias de saúde e acolhimento no ambiente acadêmico.
Resumo em outro idioma: Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment.
Palavras-chave: Procrastinação acadêmica
Psicologia
Avaliação psicológica
Academic procrastination
Psychology
Psychological assessment
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325
Vocabulário controlado: Procrastinação
Estudantes de psicologia - Administração do tempo
Estudantes universitários - Avaliação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MylenaSantos.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.