Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
metadata.dc.creator: Santos, Beatriz Souza de Sena dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do
metadata.dc.description.resumo: A partir da contemporaneidade a Educação Especial ganha destaque acarretando mudança de paradigmas no que concerne o processo de inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, fortalecendo a formação dos professores e criando uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde a partir do período pandêmico que o mundo vivenciou com a COVID-19. Este Trabalho de Conclusão de Curso, origina-se a partir de um problema que atingiu diretamente questões histórico-sociais, no âmbito das escolas públicas do município de Parintins no Baixo Amazonas, por meio de observações, conversas e diálogos informais com os professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Realizou-se um levantamento bibliográfico das legislações e marcos importantes para o campo da Educação Especial, dando destaque ao Atendimento Educacional Especializados (AEE) em SRM e os impactados da COVID-19 nas mesmas, baseado nos autores Diniz (2021 e 2022), Marquezini, Tanaka, Busto (2013), Soares e Carvalho (2012), Figueira (2016). Os resultados apontam para a importância do AEE na SRM para o acompanhamento adequado dos alunos que necessitam, apontando a relevância desse atendimento em período pandêmico.
Abstract: From the contemporaneity, Special Education gains prominence, leading to a change of paradigms regarding the true inclusion process and guaranteeing the learning of all students in regular school, strengthening the training of teachers and creating a support network among students, teachers, school managers, families and health professionals from the pandemic period that the world experienced with COVID-19. This Course Completion Work originates from a problem that directly affected historical and social issues, within the scope of public schools in the municipality of Parintins in the Lower Amazon, through observations, conversations, and informal dialogues with teachers from Salas of Multifunctional Resources. A bibliographical survey was carried out of the legislation and important milestones for the field of Special Education, highlighting the Specialized Educational Service (AEE) in SRM and the impacts of COVID-19 on them, based on the authors Diniz (2021 and 2022), Marquezini, Tanaka, Bust (2013), Soares and Carvalho (2012), Figueira (2016). The results point to the importance of AEE in the SRM for the adequate monitoring of students in need, pointing to the relevance of this service in a pandemic period.
Keywords: Pandemia
Educação Especial
Sala de Recurso Multifuncional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: NEPPD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial
metadata.dc.subject.controlado: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação - Métodos de ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BeatrizSantos.pdf344,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.