Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7347
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Trajetórias acadêmicas de estudantes de psicologia
Other Titles: Academic trajectories of psychology students
metadata.dc.creator: Lobo, Adria Nadine de Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: Resende, Gisele Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Laimara Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gisele Pereira da
metadata.dc.description.resumo: As trajetórias acadêmicas no ensino superior são marcadas por desafios de entrada e permanência na universidade. Neste contexto, a formação em Psicologia exige do estudante dedicação ao curso, pois a formação o habilita para a prática profissional com domínio de teorias e técnicas psicológicas, com atuação ética. Esse cenário se mostra desafiador e por isso pode estar somado com as próprias dificuldades de permanência na universidade. O delineamento de pesquisa escolhido foi qualitativo, caracterizando um estudo transversal e descritivo a partir de entrevistas narrativas com duas estudantes universitárias da graduação em Psicologia. As entrevistas foram analisadas de acordo com a Análise Temática que possibilitou a compreensão de diferentes eventos e momentos na formação das estudantes. Os resultados demonstram que as maiores dificuldades identificadas para permanecer e concluir a graduação foram os desafios econômicos, as desigualdades sociais vividas na universidade, as expectativas sobre o curso, e como apoio encontram a família e os pares. Este estudo possibilitou a compreensão das trajetórias acadêmicas na universidade no contexto da formação em Psicologia e pode auxiliar na elaboração de ações que visem apoiar melhor os estudantes do curso.
Abstract: The academic paths in a college degree is marked by challenges of entry and staying in the university. In this context, a psychology degree demands dedication from the student because it equips them for professional practice with mastery of psychological theories and techniques, along with ethical conduct. This educational scenario is challenging and can be compounded by the students' own difficulties in staying at the university. The study design was qualitative, characterized as a cross-sectional and descriptive study based on narrative interviews with two undergraduate psychology students. The interviews were analyzed using Thematic Analysis, which allowed for an understanding of various events and moments in the students' education. The results demonstrate that the major difficulties identified for staying in and completing the degree were economic challenges, social inequalities experienced at the university, expectations about the course, and as support, they found their families and peers. This study enabled an understanding of academic paths in the college of psychology education and may assist in the development of actions aimed at better supporting students in the program.
Keywords: Trajetórias acadêmicas
Ensino Superior
Psicologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citation: LOBO, Adria Nadine de Moraes. Trajetórias acadêmicas de estudantes de Psicologia. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7347
metadata.dc.subject.controlado: Estudantes universitários
Estudantes de psicologia
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AdriaLobo.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.