Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7405
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise das intervenções verbais de um professor de basquetebol a partir dos referenciais da pedagogia do esporte
Other Titles: Analysis of the verbal interventions of a basketball teacher based on sport pedagogy references
metadata.dc.creator: Pinto, Túlio César Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Leonardo, Lucas
metadata.dc.contributor.referee1: Krahenbühl, Tathyane
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, João Cláudio Pereira Braga
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar, com base nos referenciais da pedagogia do esporte, a natureza pedagógica das intervenções do treinador durante os treinos de basquetebol. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, combinando levantamento de frequência das intervenções do treinador com interpretação qualitativa para atribuir significado aos dados quantitativos. Além disso, o estudo é de caráter exploratório, buscando contribuir para a compreensão de uma temática pouco explorada. O sujeito/participante da pesquisa é um treinador de basquetebol escolar com vasta experiência e formação em Educação Física. A escolha desse treinador ocorreu por conveniência, já que o pesquisador atua na mesma instituição de ensino. Os resultados da pesquisa destacam o papel significativo dos treinadores como facilitadores do aprendizado esportivo, indo além da transmissão de habilidades e estratégias. Eles desempenham um papel educacional ao moldar valores, promover o trabalho em equipe e auxiliar no desenvolvimento físico e psicológico dos atletas. Em resumo, o estudo destaca a importância do papel do treinador como educador no contexto esportivo e fornece insights sobre as ênfases dadas nas intervenções verbais em treinos de basquetebol com base nos referenciais da pedagogia do esporte.
Abstract: The present study aims to analyze, based on sport pedagogy references, the pedagogical nature of the coach's interventions during basketball training. The research adopts a quantitative-qualitative approach, combining frequency survey of coach interventions with qualitative interpretation to attribute meaning to quantitative data. Furthermore, the study is exploratory in nature, seeking to contribute to the understanding of a topic that has been little explored. The research subject/participant is a school basketball coach with extensive experience and training in Physical Education. This trainer was chosen out of convenience, as the researcher works at the same educational institution. The research results highlight the significant role of coaches as facilitators of sports learning, going beyond the transmission of skills and strategies. They play an educational role by shaping values, promoting teamwork and assisting in the physical and psychological development of athletes. In summary, the study highlights the importance of the coach's role as an educator in the sporting context and provides insights into the emphasis given to verbal interventions in basketball training based on sport pedagogy references.
Keywords: Pedagogia do esporte
Intervenção verbal
Educação física
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE:EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7405
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TulioPinto1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.