Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7405
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise das intervenções verbais de um professor de basquetebol a partir dos referenciais da pedagogia do esporte |
Otros títulos : | Analysis of the verbal interventions of a basketball teacher based on sport pedagogy references |
metadata.dc.creator: | Pinto, Túlio César Marques |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leonardo, Lucas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Krahenbühl, Tathyane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Machado, João Cláudio Pereira Braga |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar, com base nos referenciais da pedagogia do esporte, a natureza pedagógica das intervenções do treinador durante os treinos de basquetebol. A pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, combinando levantamento de frequência das intervenções do treinador com interpretação qualitativa para atribuir significado aos dados quantitativos. Além disso, o estudo é de caráter exploratório, buscando contribuir para a compreensão de uma temática pouco explorada. O sujeito/participante da pesquisa é um treinador de basquetebol escolar com vasta experiência e formação em Educação Física. A escolha desse treinador ocorreu por conveniência, já que o pesquisador atua na mesma instituição de ensino. Os resultados da pesquisa destacam o papel significativo dos treinadores como facilitadores do aprendizado esportivo, indo além da transmissão de habilidades e estratégias. Eles desempenham um papel educacional ao moldar valores, promover o trabalho em equipe e auxiliar no desenvolvimento físico e psicológico dos atletas. Em resumo, o estudo destaca a importância do papel do treinador como educador no contexto esportivo e fornece insights sobre as ênfases dadas nas intervenções verbais em treinos de basquetebol com base nos referenciais da pedagogia do esporte. |
Resumen : | The present study aims to analyze, based on sport pedagogy references, the pedagogical nature of the coach's interventions during basketball training. The research adopts a quantitative-qualitative approach, combining frequency survey of coach interventions with qualitative interpretation to attribute meaning to quantitative data. Furthermore, the study is exploratory in nature, seeking to contribute to the understanding of a topic that has been little explored. The research subject/participant is a school basketball coach with extensive experience and training in Physical Education. This trainer was chosen out of convenience, as the researcher works at the same educational institution. The research results highlight the significant role of coaches as facilitators of sports learning, going beyond the transmission of skills and strategies. They play an educational role by shaping values, promoting teamwork and assisting in the physical and psychological development of athletes. In summary, the study highlights the importance of the coach's role as an educator in the sporting context and provides insights into the emphasis given to verbal interventions in basketball training based on sport pedagogy references. |
Palabras clave : | Pedagogia do esporte Intervenção verbal Educação física |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE:EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7405 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_TulioPinto | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.