Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7438
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso inadequado do aplicativo Tiktok e os possíveis impactos negativos no desempenho escolar da criança
metadata.dc.creator: Nascimento, Daniele Marques do
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Alexsandro Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Corina Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Marina Magalhães de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender quais os possíveis impactos negativos do uso inadequado do aplicativo “TikTok” no desempenho escolar da criança em uma turma de 2º período da Educação Infantil, em um Centro Educacional Infantil – CEI, da rede municipal de Parintins, no Baixo Amazonas. Busca-se observar de que forma o uso deste aplicativo tem afetado o desenvolvimento da criança, e quais contribuições pode trazer para o desenvolvimento infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o que permitiu uma análise por diferentes pontos de vista num olhar mais atento e cuidadoso à temática proposta. No primeiro momento, foi realizado um levantamento bibliográfico com diferentes percepções em relação ao tema pesquisado para enriquecimento do debate. Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo com observação em sala de aula na turma de 2º período da Educação Infantil. A partir do que foi constatado, os resultados mostraram que a utilização do aplicativo de forma demasiada por crianças de faixa etária pré-escolar, pode afetar de forma negativa o seu desenvolvimento educacional, assim como as expõe a riscos maiores, pois a tecnologia atinge um amplo espaço e uma infinidade de conteúdos inapropriados para idade, visto que o uso do aplicativo em questão, é permitido para pessoas acima de 13 anos.
Abstract: The present study aims to understand the impacts of inappropriate use of the “TikTok” application on the child’s academic performance in a 2nd period Early Childhood Education class, in a Children’s Educational Center – CEI, in the municipal network of Parintins, in Baixo Amazonas. The aim is to observe how the use of this application has affected the child's development, be it and what contributions it can bring to child development. The research has a qualitative approach, which allowed an analysis from different points of view in a more attentive and careful look at the proposed theme. Initially, a bibliographical survey was carried out with different perceptions regarding the topic researched to enrich the debate. Then, field research was carried out with classroom observation in the 2nd period of Early Childhood Education. Based on what was found, the main results showed that excessive use of the application by pre-school children negatively affects their educational development, as well as exposing them to greater risks, as the technology reaches a ample space and a multitude of age-inappropriate content, as the application in question is designed for people over 13 years old.
Keywords: TikTok
Desempenho Escolar
Criança
Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7438
metadata.dc.subject.controlado: Redes sociais on-line - Uso por crianças
Rendimento escolar - Crianças
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DanielleNascimento.pdf647,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.