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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | A presença da mulher indígena nos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM e nas licenciaturas específicas da UFAM |
metadata.dc.creator: | Aucimara Souza do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Elciclei Faria dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Este projeto de pesquisa se propõe a investigar e mapear a presença da mulher indígena matriculada, formanda/egressa dos cursos de magistério indígena ofertado pela Secretaria do Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e dos Cursos de Licenciaturas Específicas para Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a fim de analisarmos a ausência do chamado fenômeno da feminização no magistério indígena, tão presente no magistério não indígena. Assim, na perspectiva de apreender/construir respostas às seguintes questões: quais povos indígenas são/foram atendidos pelos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM? Quais povos indígenas são/foram atendidos pelas licenciaturas específicas da UFAM? Do total de alunos matriculados no curso de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de magistério indígena da SEDUC/AM, quantas são mulheres? Do total de alunos matriculados nos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Do total de formandos/egressos dos cursos de licenciatura específica da UFAM, quantas são mulheres? Será realizada pesquisa documental, com análise de documentos oficiais (Projeto Pira-Yawara, da SEDUC/AM; Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura específica; Censo Escolar Indígena/INEP; lista de matrícula e de formandos/egressos). Para ter acesso a esses documentos, estão previstos contatos prévios junto à Gerência de Educação Escolar Indígena GEEI/SEDUC-AM; junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM. Em razão da natureza das informações contidas nos documentos levantados, será realizada em um primeiro momento uma análise quantitativa das mesmas. Posteriormente, esses quantitativos serão relacionados entre si e com a literatura existente para a realização de uma análise interpretativa de cunho qualitativo. |
Keywords: | Magistério Indígena Licenciatura Específica Mulher Indígena |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Formação de Professores Indígenas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3393 |
Issue Date: | 31-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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