Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: EXAME FÍSICO DE ENFERMAGEM DO ADULTO: SOFTWARE AUTO-INSTRUCIONAL
metadata.dc.creator: WANESSA FERNANDA MACHADO DE FREITAS
metadata.dc.contributor.advisor1: Rogério Olmedija de Araújo
metadata.dc.description.resumo: Software educacional é um tipo específico de sistema computacional, onde o principal objetivo é servir de ferramenta para os processos de aprendizagem. Desenvolver um software baseado na metodologia de módulos auto-instrucionais é uma tarefa sofisticada e complexa, além de envolver aspectos de computação e de educação. No âmbito acadêmico, o computador tornou-se uma ferramenta de cunho importantíssimo, sendo usufruída das vantagens que pode oferecer ao ensino, prática, assistência e no gerenciamento da assistência e do cuidado de enfermagem. A pesquisa trata da elaboração de um software voltado ao processo ensino-aprendizagem para o curso de graduação em enfermagem, cujo conteúdo abordado é a propedêutica do exame físico do adulto, modulados na metodologia auto-instrucional computadorizada. OBJETIVO: Elaborar módulos auto-instrucionais de exame físico do adulto na forma de software para serem utilizados como estratégia de ensino na graduação de enfermagem e avaliar o conteúdo desses módulos auto-instrucionais. METOLOGIA: A elaboração e estruturação do conteúdo dos módulos serão construídas na forma auto-instrucional baseado na literatura norteadora do assunto, objetivando o ensino de alunos do curso de graduação em enfermagem. Para sua construção, será utilizada a adaptação do modelo de Price com o desenvolvimento do Programa Instrução Auxiliado pelo Computador (CAI) baseado em três estágios: planejamento, desenvolvimento do conteúdo instrucional e avaliação. O modelo será fundamentado na teoria moderna de aprendizagem de Gagné. O conteúdo será organizado com base na proposta do plano Keller, estruturado no enfoque sistêmico. Estudos aprofundando em questões relativas à aplicabilidade da informática na enfermagem, poderá subsidiar as escolas ao adotarem esta tecnologia em suas atividades didáticas. Buscando integrar a informática ao ensino de enfermagem e colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, utilizando os recursos que essa tecnologia oferece.
Abstract: 
Keywords: software
educação em enfermagem
exame físico
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde: Enfermagem
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5249
Issue Date: 31-Jul-2016
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.