Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6885
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Volume da pirâmide: uma aula experimental no ensino médio em duas escolas no interior do amazonas |
metadata.dc.creator: | Santos, Edenise da Silva Rodrigues, Agnaldo Brazão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreira, Dimas Martinez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho versa sobre uma aula experimental de um tópico de geometria espacial: O volume da pirâmide e o Principio de Cavalieri. A aula teve como proposta ensinar geometria por meio de uma metodologia dinâmica que desperte o interesse dos alunos pela matemática. Para isso, foi seguido um roteiro da aula experimental disponível no site Matemática Multimídia, https://m3.ime.unicamp.br/. A metodologia utilizada foi a qualitativa e para coleta de dados, a técnica de aplicação de questionários sobre o tema proposto, disponibilizados aos alunos das escolas do ensino médio dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara do Estado do Amazonas. Por meio dos dados obtidos, observou-se a grande deficiência dos alunos na aprendizagem de geometria. |
Abstract: | The present work deals with an experimental class on a topic of spatial geometry: The volume of the pyramid and the Cavalieri Principle. The class was proposed to teach geometry through a dynamic methodology that awakens students' interest in mathematics. For this, an experimental class script was followed, available on the Multimedia Math website, https://m3.ime.unicamp.br/. The methodology used was qualitative and for data collection the technique of applying tests on the standard theme, made available to students from high schools in the municipalities of São Gabriel da Cachoeira and Itacoatiara in the State of Amazonas. Through the obtained data, it was observed the great deficiency in the learning of geometry. |
Keywords: | Volume da Pirâmide Princípio de Cavalieri Aula Experimental Geometria Espacial |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.department: | ICE - Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.course: | Capital |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6885 |
metadata.dc.subject.controlado: | Aprendizagem experimental - Matemática |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AgnaldoRodrigues_EdeniseSantos.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.