Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5723
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | Estudo do perfil de qualidade de vida de docentes da rede estadual de Coari-Amazonas |
Título(s) alternativo(s): | Quality of life profile study of teachers state network Coari-Amazonas |
Autor(a): | Santos, Israelly Kethém Moura dos |
Orientador(a): | Carvalho, Emilton Lima de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macêdo, Juliberta Alves de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Valéria de Lima |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar e estimar os fatores associados à qualidade de vida em professores da rede estadual do município de Coari, interior do Amazonas. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa, na coleta foi aplicado um questionário constituído por 10 blocos, contendo: dados sociodemográficos, informações gerais e ocupacionais. A análise da qualidade de vida dos professores foi avaliada a partir dos domínios do WHOQOL-Bref. As demais variáveis foram digitadas e analisadas no programa estatístico Epi Info e a etapa de análise multivariada foi realizada com o Programa Stata 12.0. Foram encontradas associações significativas (p < 0,05) nos seguintes domínios: Físico: variáveis presença de dor, prática de outra atividade remunerada e percepção negativa em relação a saúde; Psicológico: sexo feminino e prática de outra atividade remunerada; Meio Ambiente: apenas a variável União estável, no domínio Relações Sociais não foi encontrado nenhum valor significativo de associação. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com novas pesquisas relacionadas a esta temática, bem como para medidas de promoção a saúde e melhora na qualidade de vida dessa classe trabalhadora. PALAVRAS-CHAVE: fatores; professores; qualidade de vida; avaliação. |
Resumo em outro idioma: | ABSTRACT: The present study aimed to identify and estimate the factors associated with quality of life in state school teachers in the municipality of Coari, in the interior of Amazonas. This is a cross-sectional study of quantitative approach, where the collection was applied to a questionnaire consisting of 10 blocks containing: sociodemographic data, general and occupational information. An analysis of teachers' quality of life was assessed from the WHOQOL-Bref domains. As other variables were not entered and analyzed in the statistical program Epi Info and a multivariate analysis step was performed with the Stata 12.0 program. Applicable differences (p <0,05) were presented in the following domains: Physical: variations in the presence of pain, practice of other paid activity and negative perception of health; Psychological: female and other paid activity practice; Environment: Only one stable Union variable, no significant association value found. It is expected that the present study can contribute to new research related to this theme, as well as health promotion measures and improvements in the quality of life of this working class. KEYWORDS: factors; teachers; quality of life; evaluation. |
Palavras-chave: | Fatores Professores Qualidade de vida Avaliação |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) |
metadata.dc.publisher.course: | Fisioterapia - Bacharelado - Coari |
Citação: | SANTOS, Israelly Kethém Moura dos. Estudo do perfil de qualidade de vida de docentes da rede estadual de Coari-Amazonas. 2019. 30 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5723 |
Vocabulário controlado: | Professores Qualidade de vida |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_IsraellySantos.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons