Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Das competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia
Autor(a): Lira, Frank Wyllys Cabral
Orientador(a): Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Valcicléia Pereira da
Resumo: Este trabalho versará sobre a avaliação escolar dentro do ensino da filosofia. A ideia é investigar e sanar certa lacuna identificada durante a própria formação prática e teórica como licenciando em filosofia relacionado a esse tópico. Nesse sentido, assim como procurando delimitar o âmbito da investigação, o objetivo será investigar as competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia para o ensino médio. O sucesso na conclusão desse objetivo se dará por meio de uma pesquisa qualitativa, explicativa e bibliográfica – com uso de fichamentos –, bem como através de um passo a passo orientado por meio de alguns objetivos específicos - por exemplo: introduzir a nível elementar a noção de avaliação ou apresentar uma caracterização da filosofia. Conclui-se pela possibilidade de usar competências filosóficas como critério de avaliação, seja pela aplicação das duas propostas identificadas na literatura ou pela terceira proposta desenvolvida a partir das duas anteriores.
Resumo em outro idioma: This work deals with school evaluation within the teaching of philosophy. The idea is to investigate and remedy a certain gap identified during practical and theoretical training itself as a licentiate in philosophy related to this topic. In this sense, as well as trying to delimit the scope of the investigation, the objective will be to investigate the philosophical competencies as an evaluation criterion in the teaching of philosophy for high school. Success in completing this objective will be achieved through qualitative, explanatory, and bibliographic research – using annotations – as well as through a step-by-step guided by some specific objectives - for example: introduce at an elementary level the notion of assessment or present a characterization of philosophy. It is concluded by the possibility of using philosophical competencies as an evaluation criterion, either by applying the two proposals identified in the literature or by the third proposal developed from the two previous ones.
Palavras-chave: Avaliação
Ensino da filosofia
Critérios de avaliação
Competências filosóficas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
metadata.dc.publisher.course: Filosofia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
Vocabulário controlado: Filosofia - Estudo e ensino
Método filosófico
Análise (Filosofia)
Avaliações escolares
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FrankLira.pdfFilosofia - Licenciatura - Manaus547,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.