Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Das competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia |
metadata.dc.creator: | Lira, Frank Wyllys Cabral |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Valcicléia Pereira da |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho versará sobre a avaliação escolar dentro do ensino da filosofia. A ideia é investigar e sanar certa lacuna identificada durante a própria formação prática e teórica como licenciando em filosofia relacionado a esse tópico. Nesse sentido, assim como procurando delimitar o âmbito da investigação, o objetivo será investigar as competências filosóficas como critério de avaliação no ensino da filosofia para o ensino médio. O sucesso na conclusão desse objetivo se dará por meio de uma pesquisa qualitativa, explicativa e bibliográfica – com uso de fichamentos –, bem como através de um passo a passo orientado por meio de alguns objetivos específicos - por exemplo: introduzir a nível elementar a noção de avaliação ou apresentar uma caracterização da filosofia. Conclui-se pela possibilidade de usar competências filosóficas como critério de avaliação, seja pela aplicação das duas propostas identificadas na literatura ou pela terceira proposta desenvolvida a partir das duas anteriores. |
Abstract: | This work deals with school evaluation within the teaching of philosophy. The idea is to investigate and remedy a certain gap identified during practical and theoretical training itself as a licentiate in philosophy related to this topic. In this sense, as well as trying to delimit the scope of the investigation, the objective will be to investigate the philosophical competencies as an evaluation criterion in the teaching of philosophy for high school. Success in completing this objective will be achieved through qualitative, explanatory, and bibliographic research – using annotations – as well as through a step-by-step guided by some specific objectives - for example: introduce at an elementary level the notion of assessment or present a characterization of philosophy. It is concluded by the possibility of using philosophical competencies as an evaluation criterion, either by applying the two proposals identified in the literature or by the third proposal developed from the two previous ones. |
Keywords: | Avaliação Ensino da filosofia Critérios de avaliação Competências filosóficas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IFCHS - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Filosofia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5933 |
metadata.dc.subject.controlado: | Filosofia - Estudo e ensino Método filosófico Análise (Filosofia) Avaliações escolares |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FrankLira.pdf | Filosofia - Licenciatura - Manaus | 547,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.