Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
metadata.dc.creator: Jéssica Querolin Goes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Arminda Rachel Botelho Mourão
metadata.dc.description.resumo: A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres, embora as pesquisas demonstrem que a mulher por meio das lutas emancipatórias conquistou espaços no mundo da ciência que até então era quase que exclusivamente masculino. Este trabalho está vinculado ao projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, o qual faz parte do convênio efetivado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal Fluminense. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. A linha teórico-metodológica que elegemos é o materialismo histórico que possui três etapas que norteiam a construção do conhecimento. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida como um conjunto de técnicas que analisam as comunicações por meio da sistematização de procedimentos que possibilitam a análise de seu conteúdo.
Keywords: Ensino Profissional
Gênero
Ensino Tecnológico
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File SizeFormat 
PIB_025_SA.pdf541,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.