Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero
Autor(a): Jéssica Querolin Goes da Silva
Orientador(a): Arminda Rachel Botelho Mourão
Resumo: A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres, embora as pesquisas demonstrem que a mulher por meio das lutas emancipatórias conquistou espaços no mundo da ciência que até então era quase que exclusivamente masculino. Este trabalho está vinculado ao projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, o qual faz parte do convênio efetivado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal Fluminense. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. A linha teórico-metodológica que elegemos é o materialismo histórico que possui três etapas que norteiam a construção do conhecimento. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida como um conjunto de técnicas que analisam as comunicações por meio da sistematização de procedimentos que possibilitam a análise de seu conteúdo.
Palavras-chave: Ensino Profissional
Gênero
Ensino Tecnológico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB_025_SA.pdf541,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.