Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Título : | A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero |
metadata.dc.creator: | Jéssica Querolin Goes da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Arminda Rachel Botelho Mourão |
metadata.dc.description.resumo: | A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Investiga o Ensino Tecnológico no IFAM/CAMPUS MANAUS/CENTRO na perspectiva do Gênero, visto que os estudos sobre as profissões têm evidenciado que historicamente há uma diferenciação ocupações entre homens e mulheres, embora as pesquisas demonstrem que a mulher por meio das lutas emancipatórias conquistou espaços no mundo da ciência que até então era quase que exclusivamente masculino. Este trabalho está vinculado ao projeto Reconstrução dos caminhos da Educação Profissional no Amazonas: refletindo sobre as categorias de análise , que discute o Ensino Médio e Profissional, o qual faz parte do convênio efetivado entre a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal Fluminense. A relevância da temática reside primeiramente na discussão da formação profissional implementada pelo IFAM em nível tecnológico, já que esta instituição se propõe formar profissionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. É importante também por que discute o Gênero como categoria de análise que possibilita entender os processos de formação profissional na Amazônia. A linha teórico-metodológica que elegemos é o materialismo histórico que possui três etapas que norteiam a construção do conhecimento. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida como um conjunto de técnicas que analisam as comunicações por meio da sistematização de procedimentos que possibilitam a análise de seu conteúdo. |
Palabras clave : | Ensino Profissional Gênero Ensino Tecnológico |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2785 |
Fecha de publicación : | 31-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
PIB_025_SA.pdf | 541,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.